Estudante Ativo.

Esta via de atuação foi executada na EPC Apuiarés durante o ano de 2007.

Público que beneficiado.

              Estudantes de baixa renda do Município de Apuiarés que estão cursando o 1ª ano do Ensino Médio na Escola Pública Estadual São Sebastião.

Os objetivos do projeto.

          Contribuir para o desenvolvimento de cidadãos conscientes de sua realidade, para que possam ser multiplicadores de conhecimento, atuando como lideranças estudantis comprometidos com a construção de uma escola pública de qualidade; melhorando o desempenho educacional de estudantes da escola pública de Apuiarés através da capacitação em disciplinas específicas na metodologia do estudo em células cooperativas. Capacitar estudantes da escola pública para agirem como atores no processo de transformação política, social e econômica de suas comunidades; formando monitores para atuem nas salas de aula em disciplinas específicas; levando assim a conscientização dos jovens envolvidos sobre a importância do estudo em células e o compartilhar de conhecimentos; que sem duvida irá contribuir para a melhoria das escolas públicas locais, a partir da conscientização da comunidade estudantil; que é preciso promover uma maior participação dos estudantes dentro da sala de aula e agremiações escolares.

A metodologia e plano de ações para alcançar essas metas.

    Este projeto utilizará a metodologia do estudo em Células Educacionais, onde em média grupos de cinco estudantes lêem, estudam e debatem em conjunto os conteúdos necessários para a fixação do conhecimento e, assim, as aulas expositivas dão lugar aos estudos em grupo que oportunizam a construção do conhecimento coletivamente. Inicialmente, classificamos os estudantes em disciplinas que eles têm maior facilidade para estudar, formando assim, 02 células de Português, 02 de Matemática, 02 de Geografia, 02 de História e 02 de Ciências. Os conteúdos serão trabalhados através da “Pedagogia de Projetos” com foco na realidade local e abordagem interdisciplinar.

Cada disciplina será um programa incluindo vários projetos:

Português: Programa “Escrevendo a Memória da Comunidade”
História: Programa “História da Nossa Gente”
Geografia: Programa “Nosso Espaço, nossa Vida e nosso Povo”
Ciências: Programa “Conhecendo a nossa Biodiversidade”
Matemática: Programa “Matemática no cotidiano”
     Os estudantes universitários frutos do projeto, como já detêm experiência na metodologia utilizada, retornam aos finais de semana para voluntariamente, coordenarem as disciplinas, acompanharem e orientarem os estudantes. Através do diálogo individual, os facilitadores oferecem aos estudantes, na medida do possível, acompanhamento personalizado de acordo com o nível de conhecimento de cada aluno. Essa estratégia oportuniza o aprendizado da convivência em grupo e estimula a cooperação, a expressão oral dos estudantes, o compartilhar de conhecimentos entre eles, propiciando a construção coletiva do conhecimento e favorecendo ao educando, a oportunidade para participar como ator e responsável pela aquisição do seu próprio saber, desenvolvendo assim, a sua autonomia intelectual.

Nossa estratégia de trabalho.

       Aulas de campo e praticas orientada pelos universitários e monitores do pré-vestibular, socializada através da metodologia do estudo em células cooperativas nos sábados de 8:00 as 10:00 horas nas disciplinas especificas e mais uma hora onde todos os estudantes estarão juntos para discutimos e estudarmos uma disciplina como para todos, que no nosso caso é a sociologia critica, ou seja, a sociologia voltada para a realidade local do município de Apuiarés.