Histórico.

BREVE HISTÓRICO

A Escola Popular Cooperativa de Apuiarés – EPC Apuiarés teve início em 29 de janeiro de 2005 e faz parte da história do PRECE há seis anos . A Escola foi fundada pelos jovens Francisco Wagner de Sousa Gomes e Raimundo Nonato da Silva Nunes. Ambos estudaram na EPC de Pentecoste e quando ingressaram na Universidade retornaram a sua cidade e deram início ao projeto, pois viam na educação uma forma de transformar suas vidas e as dos jovens daquela cidade.




No primeiro ano, Wagner e Nonato contaram com a ajuda de alguns estudantes e universitários da cidade de Pentecoste e com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Apuiarés, assim puderam dar condições e apoio para que os jovens de Apuiarés e comunidades vizinhas pudessem ingressar no ensino superior. Este ano, após muitos desafios superados e muitos trabalhos realizados, obtivemos nossos primeiros resultados, no qual foram aprovados quatro estudantes para os cursos de Ciências econômicas (2), Licenciatura em Química e Letras Português - Espanhol da Universidade Federal do Ceará (UFC), no vestibular de 2006. O fato gerou um maior entusiasmo por parte dos que trabalharam na Escola.




No segundo ano de existência da EPC, ainda com ajuda de alguns universitários de Pentecoste a escola contava com a participação de seus próprios graduandos. E depois de mais um ano de trabalhos, logo vieram mais bons resultados. Em 2006 foram aprovados 2 estudantes pelo PROUNI, para os cursos de Educação Física e Turismo e 11  aprovações na UFC, para os cursos Economia Doméstica (2), Ciências Econômicas (1), pedagogia (1),  Agronomia (1), Letras português – espanhol (2) e Letras Português – Alemão (1), Secretariado (1), Licenciatura em Química (1) e Biblioteconomia (1). Sendo 13 aprovações no total.




No terceiro ano de existência da EPC, após o grande sucesso alcançado no ano de 2006, iniciamos nossos trabalhos. Agora, contando somente com os universitários de Apuiarés. Durante o ano de 2007, contamos com cerca de 15 universitários envolvidos em todas as atividades da Escola, tanto no Pré-Vestibular como no Estudante Ativo e no Grupo de Desenvolvimento Político e ações Comunitárias. Também, contamos com o apoio financeiro da Fundação Lemmam, o que permitiu melhorar o desempenho de nossas atividades e remunerar, com bolsas-auxílios, os universitários que trabalharam aos finais de semana como facilitadores das células educacionais. No vestibular de 2008, aprovamos mais seis estudantes na UFC para os cursos de letras inglês, geografia, letras espanhol, ciências econômicas, agronomia e licenciatura em química.




Até o momento, a EPC Apuiarés permitiu o ingresso de mais de 50 estudantes em universidades para diversos cursos. Mais do que investir em educação como instrumento de mobilidade social, a EPC Apuiarés trabalha com o desenvolvimento intelectual e a formação cidadã e solidária de jovens e cria vínculo com sua comunidade de origem.